O abecedário da Palavra de Deus

 


Não é segredo que há várias versões da Bíblia, para que possamos conhecer e compreender a Palavra de Deus.

O curioso nisso é o imaginar o como essas versões foram criadas.

Pense em um espaço como o de uma sala de aula, onde um Mestre da Lei terá de ler a versão original da Palavra, para vários escribas ao mesmo tempo.

Cada escriba tem uma cultura, um conhecimento diferenciado do que o Mestre da Lei apresenta e registra, conforme suas origens, uma nova versão de modo a facilitar o entendimento daqueles que fazem parte do seu círculo de relacionamento, numa mesma comunidade, nação.

Para melhor ilustrar essa situação, vamos pegar como exemplo os versículos acerca dos frutos do espírito, em Gálatas 5:22-23:

"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei".

A versão em destaque é a da Nova Versão Internacional (NVI), uma das minhas favoritas.

Alguns dos frutos, como o amor, a bondade e a paz foram os únicos que não apresentaram mudança de uma versão para outra.

Quanto às demais, veja o que acontece:

Alegria (NTLH, ARA, NAA) - gozo (ARC).

Paciência (NTLH) - longaminidade (ARC, ARA, NAA).

Amabilidade - benignidade (ARA, NAA e ARC) - delicadeza (NTLH).

Fidelidade (ARA, NAA e NTLH) - (ARC).

Mansidão (ARA, ARC e NAA) - humildade (NTLH).

Domínio próprio (ARA, NTLH e NAA) - temperança (ARC).

As versões, aqui, consultadas, foram as seguintes: Almeida Revista e Corrigida (ARC), Almeida Revista e Atualizada (ARA), Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH) e a Nova Almeida Atualizada (NAA).

Note, o nobre leitor, que, apesar de haver um vocabulário e palavras diferentes de uma versão para a outra, o significado e a mensagem como um todo é a mesma.

Para compreender melhor, vamos focar em três exemplos: Amabilidade, fidelidade e mansidão.

1) Aquele que é amável, também é delicado e benigno, bom, gentil.

2) Quem é fiel, acredita em algo. Aquele que acredita, crê. Quem crê, tem fé.

3) Manso é o mesmo que humilde. É aquele que tem equilíbrio e sabe se adequar às situações, independentes delas serem boas ou ruins.

Se analisarmos um a um dos frutos do Espírito, veremos que eles se completam e são todos parte integrante da personalidade de Jesus, nosso Deus, que nos ensina a refletir a imagem dEle para o mundo, de modo a tornar conhecido o Evangelho da paz e agradar a Deus Pai, o Todo Poderoso e nosso criador!

Portanto, não tenha receio e nem medo. Consulte várias versões ao mesmo tempo, se quiser. Há muitos aplicativos, páginas na internet que permitem isso.

O importante a reparar é exatamente o sentido das palavras. Se elas mudarem, mas transmitirem a mesma ideia, como nos exemplos acima, você aprimora seu vocabulário e reforça o aprendizado da Palavra de Deus.

Fique atento, no entanto: se as palavras forem diferentes e a mensagem passada também, essa versão é mentirosa e deve ser denunciada às autoridades.

Uma boa leitura, aprendizado!

Jesus te abençoe!

Comentários