Seja forte e corajoso para caminhar com Jesus


 

"Depois de passar algum tempo em Antioquia, Paulo partiu dali e viajou por toda a região da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso". 

"Ele era homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras. Fora instruído no caminho do Senhor e com grande fervor falava e ensinava com exatidão acerca de Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de João. Logo começou a falar corajosamente na sinagoga". 

"Quando Priscila e Áquila o ouviram, convidaram-no para ir à sua casa e lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus. Querendo ele ir para a Acaia, os irmãos o encorajaram e escreveram aos discípulos que o recebessem". 

"Ao chegar, ele auxiliou muito os que pela graça haviam crido, pois refutava vigorosamente os judeus em debate público, provando pelas Escrituras que Jesus é o Cristão" (Atos 18:23‭-‬28).

Durante a nossa caminhada com Jesus, temos muitos desafios, somos tentados e enfrentamos todas as sortes de problemas. Por esta razão, é sempre importante que estejamos reunidos como igreja, para falar das nossas aflições e ouvir quem seja mais experiente, tenha mais vivência no assunto em questão.

O importante a se notar é que cada pessoa tem uma forma de reagir, receber a informação e a compartilhar. Uns são mais ousados, topam todo e qualquer desafio; outros são mais discretos, reservados, mas, mesmo assim, apresentam Jesus e os seus propósitos para quem estiver perto. Há o caso, também, daqueles que são mais estudiosos e te explica tudo com riqueza de detalhes.

O principal na nossa caminhada é a de não ser tímido e nem ter vergonha de falar do evangelho aos que não o conhece.

Temos de meditar dia e noite na Palavra e sermos fortes e corajosos, assim como o próprio Deus recomendou em Josué 1:8-9: 

"Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido". 

"Não foi isso que eu ordenei? Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o Senhor, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar".

Lembre-se, nossa missão e maior compromisso com Deus é o de cumprir o que está escrito em Mateus 28:19 - "Portanto, vão  e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

Desde o primeiro instante temos de ter a compreensão que a vida incomoda as trevas e que, por isso, Satanás usará de todas as armas para nos intimidar, fazer desistir, tanto da caminhada, quanto do projeto único e original definido por Deus.

Não tenha medo, nem vergonha em admitir suas fraquezas, suas inseguranças. Fale sobre elas com aquele que você confia e está ao teu lado. 

Siga o que está escrito e é recomendado em Tiago 5:16 - "Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados".

O cristão deve suportar outro cristão. E esse suporte não é o equivalente à tolerância, mas ao apoio, no sentido de ajudar ao próximo.

Se pedirmos em oração, Deus nos abençoa com sabedoria, entendimento, mansidão, paciência e demais frutos do espírito.

É importantíssimo contarmos com a benção, a proteção e direção de Deus. Porém, há coisas que não podemos e nem é para ser feita sozinhos.

Se fosse para realizar e fazer as coisas por nós mesmos, sem o auxílio de alguém, Jesus, por exemplo, não precisaria preparar os 12 apóstolos para divulgar o Reino de Deus. Bastaria uma palavra dEle.

Não somos auto-suficientes como o mundo anuncia e faz questão que acreditemos.

Somos, na verdade, uma grande família, na qual o Pai é o Senhor!

Cumprir o que está escrito por Ele na Bíblia, por todas estas coisas, deve ser o nosso maior objetivo em vida, para que outras pessoas sejam salvas e alcançadas, para viverem ao lado dEle na eternidade.

Que o Senhor o abençoe e o faxlça ser forte e corajoso, como a Palavra dEle recomenda!

Amém!

Comentários