Jesus é o único Deus, o grande "Eu Sou"

 


"Disse Deus a Moisés: 'Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês'. Disse também Deus a Moisés: 'Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração" (Êxodo 3:14‭-‬15).

Jesus é Deus e não há o que questionar!

No evangelho de João, Cristo se apresenta em sete situações como o "Eu Sou" que falou com Moisés no Monte Sinai, em meio a sarça ardente em chamas e o acompanhou durante toda a caminhada que resultou na libertação do povo de Israel, escravizado no Egito.

Vamos a eles:

1) "Então Jesus afirmou de novo: 'Digo a verdade: Eu Sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem" (João 10:7‭-‬9).

Aqui, Jesus faz um alerta sobre o Anticristo, também conhecido por falso profeta.

2) "Então Jesus declarou: 'Eu Sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede'" (João 6:35).

Neste versículo Ele usa de uma metáfora para dizer que a Palavra é o alimento que realmente sacia e não nos deixa com fome ou sede, assim como aconteceu aos que comeram do Maná e tomaram água das cisternas de Jacó.

3) "'Eu Sou o bom Pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (João 10:11).

Jesus morreu pelos nossos pecados, para nos salvar da condenação.

4) "'Eu Sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor'" (João 15:1).

Em nova metáfora, Jesus se apresenta como dependente de Deus (o Agricultor) e aquele que fortalece, dá vida aos ramos, que dependem dEle para frutificar.

5) "Respondeu Jesus: “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim'" (João 14:6).

Resumo: Ele é a Palavra.

6) "Disse-lhe Jesus: 'Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá'" (João 11:25).

Ele tem poder sobre a vida e a morte.

7) "Falando novamente ao povo, Jesus disse: 'Eu Sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12).

Nada fica obscuro para Ele. Tudo será revelado.

Jesus te abençoe!

Comentários