O amor de Deus é por intermédio da disciplina

 


"Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele dirige a vocês como a filhos: 'Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho'".  

"Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos" (Hebreus 12:5‭-‬8).

Ao ler a passagem em destaque temos de ficar em alerta para alguns pontos de suma importância.

O ser humano é um ser social. Ele interage, tem opinião e causa influência. Estamos, por isso, sujeitos a normas e regras, independente daquilo que acreditamos e confessamos, pois, como está escrito em Mateus 5:45 - "Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos".

Dito isto, fica evidente a necessidade de sermos disciplinados. A disciplina nada mais é que a busca de um ponto de equilíbrio em que os princípios e os valores não são desrespeitados, de modo a causar desentendimentos e atritos ideológicos.

Outra coisa: saiba interpretar o termo "castigo" inserido no versículo. Como bem sabemos, Deus não castiga ninguém. Ele é amor! Se enfrentamos problemas, dificuldades é em razão do pecado e das nossas próprias decisões, que resultam em consequências negativas ou positivas.

Lembre-se: temos o livre arbítrio para definir o que fazer e o como realizar, com o pleno conhecimento do que é certo e errado. Não somos escravos de um ser extremamente autoritário e nem robôs programados a cumprir uma única tarefa.

Temos o direito a escolha. 

Pecar é uma escolha.

O "castigo" ao qual o versículo faz menção, portanto, é no sentido de disciplina. É o mesmo que dizer que Deus nos educa, nos ensina e instrui.

Pra encerrar: não fique triste, revoltado ou em constante sofrimento, caso seja disciplinado por Deus. Pense que poderia ser muito pior sem esse cuidado extra de Deus e que Ele só corrige quem ama e é filho dEle.

No mais, ore, medite na Palavra e, se houver algum propósito emente, jejue por ele.

Jesus abençoe sua vida!

Comentários