Quais os significados de "mundo" para o Cristão



A Palavra de Deus apresenta três definições do que efetivamente significa o termo mundo. 

Sistema: "Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo" (João 12:31).

Pessoas: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito , para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

Planeta: "Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu" (João 1:10).

Vamos à explicação de cada caso.

O mundo enquanto planeta Terra é o local em que vivemos. Jesus veio pra cá, em um território, uma nação, comunidade específica: Israel. Lembremos que Ele é um ser Divino, Celestial. Por isso a necessidade de identificar que Ele "estava no mundo".

O segundo exemplo faz referência às pessoas, à humanidade que foi corrompida com a entrada do pecado, desde os tempos de Adão e Eva.

O  homem, como bem sabemos, é a criação que Deus mais ama. Por isso Ele mandou Jesus para nos salvar e permitir que, no último dia, estejamos ao lado dEle, na eternidade.

O terceiro e mais complexo dos tópicos em destaque, corresponde ao sistema, que representa uma ideologia, um modo de governar e impor culturas e hábitos que contrariam o propósito de Deus e atua como um convite ao pecado.

Para ilustrar esse fato, lembremos de Mateus 4:8-9, em que Satanás provoca Jesus ao mostrar os vários reinos do mundo, em um monte muito alto e propor que o nosso Senhor se prostrasse e o adorasse, com a promessa que os daria para Ele. 

Creio que seja desnecessário dizer que Satanás é o Pai da Mentira, o Enganador e que, por isso, toda promessa feita por ele é falsa.

Como fica evidente no livro de Jó, Satanás também presta contas a Deus e nada do que ele faz pode ser feito sem que o Altíssimo o autorize e permita!

O aparente poder de Satanás, em verdade, é em razão da nossa desobediência.

As tentações são apresentadas a todo instante.

Estamos sujeitos ao erro, ao engano, a todo momento.

Porém, temos de ter a coragem de sempre olhar para frente, na direção da luz, da verdade, onde Jesus está, para nos proteger, amar e cuidar.

Os prazeres da carne são momentâneos, assim como a felicidade oferecida por esse sistema que nos faz er o próximo como um grande rival, alguém que pode atrapalhar a realização dos interesses pessoais que temos.

Não é errado desejar algo, querer uma coisa em especial.

O problema é quando isso vira um vício, uma idolatria, uma obsesssão, de modo a nos tornar escravos de nossas vontades.

O homem foi criado para ter o domínio em todas as coisas, de todas as criaturas, não para ser dominado por elas.

Não se deixe enganar, contaminar com ideias e propostas mirabolantes, de fácil riqueza, luxos, bebedeiras e outras irresponsabilidades.

Siga em frente, na direção da luz, da cruz de Cristo, que nos limpou de todo pecado e nos salvou da condenação que Satanás não terá com escapar, uma vez que ele não foi enganado como nós fomos!

Siga Jesus, não o caminho das trevas!

Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida!

Que Ele te abençoe e proteja de todo mal e engano!

Amém!

Comentários