Ele é o primogênito de toda criação; é a Igreja!

 


"Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele". 

"Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus" (Colossenses 1:15‭-‬20 - ARA).

Se havia alguma dúvida que Jesus é Deus e tudo foi criado por intermédio dEle, os versículos acima acabam com todas elas.

Jesus é o cabeça do corpo e da Igreja. Ou seja: o cérebro, a ação, a atitude a ser tomada parte dEle. Ele é a voz de comando em tudo. Nada foge ao controle dEle.

Ele é eterno. Já existia antes de todas as coisas. Veio como homem, por isso como imagem, de um Deus que é espírito, por isso invisível.

Tudo, inclusive o maligno, foi criado por Ele, por intermédio dEle.

A paz veio pelo sangue de Jesus, que nos lavou, nos limpou de todo pecado e afastou toda maldição, nos libertou da escravidão e, pela graça, nos salvou e permitiu a santidade, para que sejamos igual a Ele na eternidade.

Nós, por nós mesmos, somos falhos, imperfeitos, e, por isso, devemos nos arrepender e confessar os pecados frequentemente, com o cuidado de não se tornar um hábito, uma rotina, para tratar os mesmos erros.

O cristão é aquele que busca a santificação a todo instante, de modo que o pecado, quando acontece, é um ato falho e não algo normal, do dia a dia.

Temos de imitar Cristo.

E isso não é apenas na fala, mas também no agir, no se comportar e no pensar.

Nossa visão deve estar em sintonia com a dEle.

Essa imitação não pode ser vista como algo temporal, ocasional, mas com o peso e a responsabilidade que aquele que é espelho jamais será vidraça e é o dono, o criador de todas as coisas.

Comentários