Aparência não é nada! Estar com Jesus é tudo!


"Saiu, pois, Abrão do Egito e foi para o Neguebe, com sua mulher e com tudo o que possuía, e Ló foi com ele. Abrão tinha enriquecido muito, tanto em gado como em prata e ouro. Ele partiu do Neguebe em direção a Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou ao lugar entre Betel e Ai onde já havia armado acampamento anteriormente e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar". 

"Ali Abrão invocou o nome do Senhor. Ló, que acompanhava Abrão, também possuía rebanhos e tendas. E não podiam morar os dois juntos na mesma região, porque possuíam tantos bens que a terra não podia sustentá-los. Por isso surgiu uma desavença entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os de Ló. Nessa época os cananeus e os ferezeus habitavam aquela terra". 

"Então Abrão disse a Ló: 'Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos! Aí está a terra inteira diante de você. Vamos separar-nos. Se você for para a esquerda, irei para a direita; se for para a direita, irei para a esquerda'". Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes de o Senhor destruir Sodoma e Gomorra". 

"Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu em direção ao leste. Assim os dois se separaram: Abrão ficou na terra de Canaã, mas Ló mudou seu acampamento para um lugar próximo a Sodoma, entre as cidades do vale" (Gênesis 13:1‭-‬12).

Quantas foram as vezes que compramos algo apenas pela aparência do produto? Na maioria das vezes, sequer precisamos dele, mas fazemos questão, pela sua belaleza que nos encanta.

Foi assim com Adão e Eva, no momento da queda, quando houve a desobediência a Deus, que ordenou a Adão que não comesse do fruto da árvore do bem e do mal, pois poderiam morrer se ao menos tocasse nele.

Está escrito em Gênesis 3:6 "Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também".

Ou seja: Eva fez o que muitos de nós fazemos ainda hoje: nos deixamos levar pela aparência e não analisamos as consequências que o tomar posse dessa bela coisa poderia nos custar mais adiante.

No caso de Adão e Eva, o preço foi a entrada do pecado, que resultou no afastamento de Deus e na condenação da humanidade, que foi liberta e salva por Jesus Cristo, o nosso Senhor!

No que diz respeito a Abrão e Ló, a situação não foi muito diferente que a vivida por Adão e Eva.

Adão foi omisso e Eva agiu pelo impulso, é verdade! A grande semelhança foi a de se deixar enganar, iludir com um encantamento temporário, sem uma garantia concreta e que pudesse dar alguma segurança.

Abrão não se importou com a escolha de Ló. Ele simplesmente a aceitou. Os dois eram muito ricos e tinham muitas posses.

O sobrinho do Pai da fé foi morar com sua gente e rebanho em uma área boa, com excelentes condições para o plantio, mas o povo que lá estava era idólatra e tinha predileção pela imoralidade sexual.

Não fosse a intercessão de Abrão junto ao Senhor, em Gênesis 18:16-33, Ló teria morrido em meio à destruição de Sodoma e Gomorra.

Outra: Quando Abrão foi chamado por Deus, para ir a uma terra desconhecida, era pra ele ir sozinho, sem a companhia de Ló. No momento em que há a separação deles, o Senhor abençoa Abrão com as promessas de lhe dar a terra de Canaã e o tornar o Pai de muitas nações, por intermédio de Isaque, seu filho legítimo com Sarai, sua mulher.

Resumo da ópera: se há algo que te fez viver em pecado, movido apenas pela aparência, e, desta forma, longe de Deus, livre-se disto, peça perdão e corra para aquele que é a verdade e não ilude ninguém: Cristo Jesus, o Salvador.

Ao tomar essa iniciativa, adorar essa postura, as bençãos do Senhor que estão reservadas, mas foram travadas, voltarão a fazer parte da sua vida.L

Se fosse para consideramos apenas a embalagem, o aspecto, o próprio Jesus seria ignorado por todos, sem exceção, uma vez que está escrito em Isaías 53:2-3 - "Ele cresceu diante dele como um broto tenro e como uma raiz saída de uma terra seca".

"Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada havia em sua aparência para que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima".

Não se iluda, olhe pra cruz, olhe pra Cristo Jesus, o Redentor!

Comentários