A Parábola das dez virgens em detalhes



"O Reino dos céus será, pois, semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo".

Jesus usa das Parábolas para nos ensinar e explicar a Palavra de Deus de um modo simples. Nesta, em especial, as dez virgens representam a população que habita neste mundo, enquanto que o noivo é o próprio Cristo.

"Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo. As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias". 

As cinco insensatas são as que tiveram a chance de saber, conhecer o Evangelho e estabelecer uma comunhão com Jesus, mas trataram está oportunidade com descaso, de modo a não vigiar e nem se preparar para o retorno do Senhor. 

Já as cinco sensatas são as que seguiram Jesus, se dedicaram em aprender mais sobre o Reino de Deus e a trataram o Todo Poderoso com a prioridade merecida.

"O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. À meia-noite, ouviu-se um grito: 'O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!'" 

Jesus não deixou avisado o dia e a hora na qual vai retornar. Ele declara que somente o Pai sabe essa data e hora e, por isso, recomenda para vigiarmos e ficarmos em alerta, atentos!

"Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias. As insensatas disseram às prudentes: 'Deem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando'. Elas responderam: 'Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês'". 

Esta é aquela hora em que bate o desespero àqueles que não confiaram, desprezaram a Palavra. Jesus retorna, para a surpresa de muitos. 

Quem seguiu Cristo, conhece o Evangelho e se preocupou em realizar o que está escrito, continuará com Ele, que é o noivo e poderá acompanhar a celebração do casamento com a Igreja, que é a noiva.

Quanto aos que o ignoraram, não poderão fazer parte desta linda e grande festa.

"E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada". 

"Mais tarde vieram também as outras e disseram: 'Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!' Mas ele respondeu: 'A verdade é que não as conheço!' Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!" (Mateus 25:1‭-‬13).

Algo mais direto e reto, dito pelo próprio Jesus, em Mateus 7:22-23 - "Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal".

Não vascile!

Jesus está pra voltar!

Comentários