A relação do Filho mais velho junto ao Pai


"Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória" (Romanos 8:17 NVI).

O filho mais velho é aquele com a maior de todas as responsabilidades: representar o Pai junto à família! Cabe a ele cuidar da mãe, dos irmãos mais novos; ser um servo fiel e justo, ao ponto de suprir as necessidades e auxiliar no que for necessário, sendo um ponto de equilíbrio e segurança a todos os envolvidos.

A Bíblia nos mostra vários exemplos de conduta do Filho mais velho, em relação ao Pai, aos negócios, às prioridades. E como em tudo na vida, há bons exemplos e casos que não devemos sequer pensar em seguir.

Para iniciar, falemos dos patriarcas do povo hebreu. Você sabia que era para o Senhor ser conhecido como o Deus de Abraão, Isaque e Esaú? Porém, o filho mais velho de Isaque vendeu o direito de primogenitura a Jacó, por um prato de comida, e deixou de receber a benção e todos os benefícios de um filho mais velho.

Outro mau exemplo, é o do irmão mais velho na parábola do filho pródigo. Ele não se atentou ao fato que o Pai estava ao lado dele o tempo todo e tudo o que era do Pai era automaticamente dele. Ele preferiu se chatear ao saber que o Pai havia mandado matar o melhor boi para receber o filho mais novo, que tinha saído de casa com metade da herança, e perdido tudo com festas, bebidas e prostituição.

O melhor e maior de todos os exemplos de Filho mais velho foi e sempre será Jesus.

Ele está com o Pai muito antes de qualquer criação! Jesus sempre buscou o Pai pela oração que realizava no secreto, de madrugada, no alto das montanhas, longe das pessoas que o cercavam durante o dia, para obter total intimidade.

Ele foi obediente até a morte, e morte de cruz! Ele é manso e humilde de coração! Ele veio ao mundo como homem, sendo Deus, para servir, ao invés de ser servido e sem fazer uso da condição divina em benefício próprio.

Jesus nos educa, disciplina e orienta em tudo o que mais necessitamos. Ele sabe e conhece o que se passa na nossa mente, o que sentimos e desejamos. Ele sabe o que vamos falar e fazer, muito antes da fala oi do ato em si.

Essa é a real postura de um filho, irmão mais velho. Trata-se de alguém que toma a frente das coisas, que resolve o problema independente de uma ajuda externa. Ele sabe o que fazer! Ele foi preparado para isso.

Jesus nos protege, livra de todo mal, é um ser supremo e absoluto! Nada e ninguém é páreo a Ele!

É este o irmão mais velho que temos!

Ele nos ama, pela graça, com misericórdia e compaixão!

Louvado seja, e sempre, o nosso Deus!

Comentários