Como vai sua relação com o Consolador?


"Mas eu afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado" (João 16:7‭-‬11).

Quando Jesus retornou para junto de Deus Pai, na glória, Ele não foi com a ideia de nos deixar sozinhos. Para que o plano perfeito de Deus não caísse no esquecimento, fomos agraciados com o Espírito Santo, também conhecido como Conselheiro, Consolador, por ser uma testemunha viva da existência e da vinda de Jesus.

O Espírito Santo, em verdade, é a terceira pessoa da trindade.

A trindade é o resultado das três manifestações de uma mesma pessoa: Deus Pai, que é Jesus e também o Espírito Santo. Outro bom exemplo é o que ocorre em relação à água, que pode se apresentar, também, de três formas: líquida, sólida e gasosa e em nenhuma delas deixa de ser água.

Um dos nomes atribuídos ao Espírito Santo é o de Conselheiro, o mesmo citado pelo profeta Isaías no capítulo 9, versículo 6 do livro dele, que diz o seguinte: "Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz".

Jesus foi claro e objetivo em João 14:18, quando declarou: "Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês".

Para estarmos em comunhão com Ele, devemos seguir a orientação que é dada em Tiago 5:16 "confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados". E mais: "Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador; pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz" (Salmos 95:6‭-‬7).

Certa vez, "Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar" (Lucas 18:1).

O salmista suplica a respeito: "Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma. Livra-me dos meus inimigos, Senhor, pois em ti eu me abrigo" (Salmos 143:8‭-‬9).

Para encerrar, algo muito importante: "Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção" (Efésios 4:30). "Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora" (1João 2:18).

Fique atento!

Comentários