Cuidado com a ganância! Os pobres estão conosco!


"Alguém da multidão lhe disse: “Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo”. Respondeu Jesus: Homem, quem me designou juiz ou árbitro entre vocês? Então lhes disse: Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". 

"Então lhes contou esta parábola: “A terra de certo homem rico produziu muito. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. 'Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’". 

"Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?’ Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus" (Lucas 12:13‭-‬21).

Jesus, ao nos alertar sobre o fim dos tempos declarou: "Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também" (2Timóteo 3:1‭-‬5).

Por mais que saibamos que o mal está às portas, não podemos ficar inertes a isso e aceitar com normalidade. Devemos nos posicionar, enfrentar cada uma das situações que aparecerem à nossa frente, sem medo, mas com ousadia, pois servimos a Jesus, que venceu o mundo e superou todas as aflições.

Exatamente por estarmos debaixo da proteção dEle, por sabermos que contamos com um Deus que é Todo Poderoso, não podemos nos portar de forma omissa, mas ativa, para cuidar e alertar aos que nos rodeiam. É nosso dever zelar e alertar nossos familiares: pai, mãe, filhos, irmãos, tios, sobrinhos, netos, primos, avós, esposa, marido, cunhados, literalmente todos!

E isso não está restrito apenas aos nossos! Nossa missão é com toda criatura que respira e está viva. Jesus não faz acepção de pessoas, como está escrito em Romanos 2:11. Ele é o criador do rico e do pobre. A chuva, quando cai, ajuda a plantação do justo e a do injusto.

O diferencial, no entanto, é a finalidade que damos a cada coisa. Se a dedicamos e consagramos ao Senhor, o mal não prevalecerá. Podemos enfrentar e viver problemas, mas Jesus estará conosco até o fim dos tempos, ainda que a nossa cama esteja alojada no pior dos lugares.

Quando ungido por Maria, em Betânia, antes de morrer, Jesus reagiu da seguinte maneira à indignação de Judas Iscariotes, que questionava sobre um suposto desperdício ao comprar o frasco de perfume, que, à época custaria algo equivalente a um ano de salários e, de modo hipócrita, revelava sua preocupação com os pobres: "'Por que vocês estão perturbando essa mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo. Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão. Quando derramou este perfume sobre o meu corpo, ela o fez a fim de me preparar para o sepultamento. Eu asseguro que em qualquer lugar do mundo inteiro onde este evangelho for anunciado, também o que ela fez será contado, em sua memória'" (Mateus 26:10‭-‬13).

Resumo da ópera: devemos nos preocupar com o nosso próximo, independente da situação social, econômica, ideológica. E isso deve ser feito pelo motivo correto, que é o de agradar a Deus, não somente anos homens ou a um interesse, algo que será benéfico a uma só das partes.

Jesus nos criou para vivermos em comunidade, um cuidando do outro, para que todos desfrutem das benesses do Senhor e não passem qualquer espécie de necessidade.

Nós temos um Deus que é amor e é justo! Ele olha para cada um de nós e nos chama, nos trata por filhos dEle.

Nossa missão é a de sermos ousados e sábios, ao ponto de respondermos ao chamado e viver tudo o que Ele fez e reservou para nós!

Não caia nas armadilhas deste mundo! Olhe para frente, olhe para a cruz de Cristo e você poderá desfrutar da verdadeira e mais plena vida, alegria e paz.

Em nome de Jesus, eu oro e te abençoo neste dia, para que a verdade que está na Palavra de Deus seja sempre o teu norte, a direção que lhe permite a vida eterna e a salvação junto a Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo!

Amém!


Comentários