Jesus é a cura para todas as nossas mágoas!



"Pela terceira vez, ele lhe disse: 'Simão, filho de João, você me ama?' Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez 'Você me ama?' e lhe disse: 'Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo'. Disse-lhe Jesus: 'Cuide das minhas ovelhas'" (João 21:17).

Pedro, dentre os Apóstolos de Cristo, sempre foi um dos mais impulsivos. Ele ora surpreendia a todos com declarações acertivas, guiadas pelo Espírito, ora com frases emocionais ao extremo.

Um exemplo de declaração emocional dada por Pedro, foi a durante a ceia do Senhor, na última de Jesus em companhia dos 12 apóstolos, antes de ser condenado à prisão e à morte de cruz, em que anunciou que havia um traidor entre eles e que todos iriam abandoná-lo.

"Pedro declarou: 'Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei!' Respondeu Jesus: 'Asseguro que ainda hoje, esta noite, antes que duas vezes cante o galo, três vezes você me negará'. Mas Pedro insistia ainda mais: 'Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei'. E todos os outros disseram o mesmo" (Marcos 14:29‭-‬31).

Repare no contexto da situação como um todo: Jesus é Deus. Ele é onipotente, onipresente e onisciente. Desta forma, Ele pode todas as coisas, está em todos os lugares e sabe todas as coisas, muito antes delas acontecerem ou serem ditas. Mesmo assim, Pedro o desmentiu publicamente!

O resultado?

"Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: 'Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia'. Aí ele começou a lançar maldições e a jurar: 'Não conheço esse homem!' Imediatamente um galo cantou. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: 'Antes que o galo cante, você me negará três vezes'. E, saindo dali, chorou amargamente" (Mateus 26:73‭-‬75).

Note, querido leitor, que Pedro caiu em si. O chorar amargamente demonstra arrependimento.

Por esse arrepender verdadeiro e sincero foi que Jesus, ao ressuscitar, pediu que os anjos avisassem os apóstolos e, em especial, a Pedro.

"Entrando no sepulcro, viram um jovem vestido de roupas brancas assentado à direita e ficaram amedrontadas. 'Não tenham medo', disse ele. 'Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto. Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: Ele está indo adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês o verão, como ele disse'". (Marcos 16:5‭-‬7).

Jesus se importa conosco, faz questão de mostrar o quanto somos especiais para Ele e deixa claro que deseja a nossa companhia! Isso é lindo demais!

A mágoa de Pedro, relatada no versículo base deste texto (João 21:17), foi por ele ter percebido que havia falhado, dito algo que não conseguiu cumprir e que envolvia aquele que ele muito amava.

Jesus, como sempre, sabia disso.

O mais interessante nisso tudo é que o fato de Jesus ter questionado Pedro por três vezes, não significa que Ele não confiava, duvidava do Apóstolo.

Pedro negou Jesus três vezes e foi questionado, também por três vezes, para ser perdoado e, ao mesmo tempo, receber uma missão: cuidar das ovelhas dEle!

Resumo da ópera: para cumprir a missão estabelecida por Deus, precisamos estar livres de todo pecado, arrependidos verdadeiramente, para sermos perdoados e finalmente usados em benefício do Reino dos Céus.

Jesus nos convida, e a todo momento. Ele faz questão da nossa presença e, ao contrário do mundo, dá real importância a cada um de nós! Ele nos ama!

Jesus é o caminho, a verdade e a vida; é a cura que precisamos para todos os males que existem neste mundo caído.

Não deixe de olhar para a cruz!

Não deixe de olhar pra Jesus!

Ele não para de olhar para e por você, por um eterno e verdadeiro amor!

Comentários