"Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar o Senhor ia à tenda, fora do acampamento. Sempre que Moisés ia até lá, todo o povo se levantava e ficava em pé à entrada de suas tendas, observando-o, até que ele entrasse na tenda. Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés".
"Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração em pé, cada qual na entrada de sua própria tenda. O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda" (Êxodo 33:7-11).
Deus quer que nos aproximemos dEle, que dediquemos total atenção para Ele. Para tanto, precisamos fazer algo para que esta comunhão exista. Não basta apenas querer.
Há uma série de situações ao longo de um dia, de uma semana, um mês ou um ano que acontecem e roubam nosso tempo, nos distraem e nos afastam do nosso principal propósito que é o de estar com Deus.
Por isso, devemos nos afastar de tudo aquilo que nos impede de uma plena e verdadeira intimidade com Cristo. Moisés fez isso. Ele se distanciou do acampamento hebreu e montou uma tenda, num local absolutamente isolado, para se dedicar apenas ao relacionamento dele com Deus, que falava face a face com ele.
Todos no acampamento viam Moisés como um grande líder, alguém que representava o povo diante do Todo Poderoso. Ele era o grande exemplo a ser seguido e, por isso, sua postura, seu modo de agir e se comportar era constantemente observado e analisado por cada um dos membros das 12 tribos de Israel.
A lição que esta passagem nos deixa é que precisamos nos esforçar, nos dedicar inteiramente para nos relacionar com o Senhor e cumprir, com obediência, a vontade dEle, que é boa, agradável e perfeita.
Josué, que, tempos depois, substituiu Moisés no comando do.povo.hebteu rumo à conquista da terra prometida, atuava como um diácono, alguém que auxiliava Moisés junto ao povo e contribuía nas inúmeras atividades ao longo do dia.
Siga o exemplo de Moisés e se esforce ao máximo para viver em comunhão com o nosso Deus! Ele tem muito a nós dizer, ensinar e proporcionar. Que saibamos, portanto, ouvir, aprender e aproveitar tudo o que recebermos dEle.
Jesus abençoe a sua vida!
Comentários
Postar um comentário