Fique atento! Tenha muita sabedoria ao falar!


"Você terá de aguentar as consequências de tudo o que disser. O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado" (Provérbios 18:20‭-‬21).

O versículo em destaque acima é praticamente um resumo bem básico do alerta que é feito em Tiago 3:1-12, em que é explicitado o significado, o papel da língua como parte do nosso corpo e, em especial, ao que diz respeito à nossa postura no Reino de Deus.

Leia, a seguir, a íntegra da argumentação feita por Tiago, sob a inspiração do Espírito Santo, sobre o tema deste artigo:

"Meus irmãos, somente poucos de vocês deveriam se tornar mestres na Igreja, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com mais rigor do que os outros. Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo. Até na boca dos cavalos colocamos um freio para que nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos. Pensem no navio: grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer. 

"É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar". 

"Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim. Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga? Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce" (Tiago 3:1‭-‬12).

Como podemos notar, a palavra, quando dita, tem um poder imensurável, ao ponto de causar edificação, destruição e dar vida. A grande alternativa quanto ao uso que ela terá está diretamente ligada ao nosso discernimento, à nossa desenvoltura e real intenção do coração.

Se você se alimenta apenas com coisas mas, que te remetem a toda espécie de confusão, problema, que te convida ao pecado e a um convívio distante do que o Evangelho propõe, sua língua nunca poderá ser ou ter um caráter abençoador. Ela vai expor toda sua frustração, falta de fé, e revolta com tudo e com todos.

Já aquele que se alimenta da Palavra de Deus, não está e nunca estará imune a qualquer tipo de problema. Afinal, esta é uma das muitas promessas bíblicas, que "no mundo tereis aflições". Entretanto, nós temos fé, esperança e a certeza da Vitória, uma vez que o próprio Cristo declara: "eu venci o mundo".

Ou seja, o crente, o cristão de verdade, vai sempre enfrentar a dificuldade, seja ela qual for, dando glória a Deus, que dará a provisão que tanto precisamos e nos proporcionará livramento nas situações mais inesperadas.

Alerta Vermelho: tome muito cuidado ao falar com alguém, para não abrir ou aumentar feridas.

Nós vivemos, hoje, em um mundo muito chato, cheio de manias e com muitas opiniões sobre tudo. Isso, em muitas das vezes, cria muito mais obstáculos do que solução.

Há quem determine uma verdade absoluta, que pertence apenas a ela, e impõe que isso seja considerado e aceito por todos.

Não é assim que funciona!

A verdade nunca será de uma só pessoa. Ela é e está em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador!

A verdade é que devemos ser obedientes ao que diz a Palavra e levá-la ao conhecimento de todos, para que todos reconheçam e vivam o intenso amor de Deus por nós!

Dito isto, que a nossa língua seja instrumento de benção, de cura, de libertação, de vida, de coisas que nos levem e nos aproximem de Jesus!

Um dia muito abençoado para você e toda sua família!

Amém!

Comentários