O amor e a fidelidade de Rute ao Deus de Noemi


"— Veja! — disse Noemi. — A sua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Volte você também para casa com ela. Porém Rute respondeu: — Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora! Como Noemi viu que Rute estava mesmo resolvida a ir com ela, não disse mais nada. E elas continuaram a viagem até Belém. Quando chegaram lá, toda a cidade ficou agitada por causa delas. E as mulheres perguntavam: — Esta é a Noemi?" (Rute 1:15‭-‬19).

Podemos dizer, com base nestas singelas linhas, que Rute foi obediente ao mais importante mandamento de todos, ao não abandonar sua sogra num momento mais que delicado, ao ficar viúva e perder seus dois filhos: "'Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo'" (Lucas 10:27).

Rute, enquanto viveu ao lado de Noemi, cuidou dela, da casa e foi em busca de alimento, para mantê-la viva e com saúde, durante a sua velhice. O carinho, o amor de Rute com a sogra era imenso. O Senhor viu e se agradou disso. 

Boaz, que era o parente mais próximo de Rute, ao saber que a jovem estava viúva e cuidava de sua sogra sozinha, fez com que seus funcionários a ajudasse e permitia que ela pegasse o trigo que caísse no chão durante a colheita. 

Rute era uma mulher humilde, dedicada, que demonstrava sei amor às pessoas. Boaz notou isso e fez de tudo para cortejá-la e se casar com ela.

O resultado dessa união rendeu em um filho: Obede, pai de Jessé, que foi o pai do Rei Davi.

Davi é o Rei mais amado e reverenciado de todos os tempos em Israel. É, também, considerado o "homem segundo o coração de Deus", e pelo próprio Senhor.

Rute, portanto, é raiz de Davi e parte da genealogia de Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador!

Uma mulher abençoada, que viveu a Palavra na essência e serviu, e ainda serve, de exemplo para muitas outras, até os nossos tempos.

Comentários