Ter respeito às pessoas não significa concordar com elas


"Queridos amigos, lembrem que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo. Peço, portanto, que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma. A conduta de vocês entre os pagãos deve ser boa, para que, quando eles os acusarem de criminosos, tenham de reconhecer que vocês praticam boas ações, e assim louvem a Deus no dia da sua vinda".

Quando o Apóstolo Pedro comenta que somos estrangeiros é por não sermos parte deste mundo em que jaz o Maligno. Por isso, não podemos perder tempo com as paixões carnais, que não nos edificam em nada e nos levam ao pecado. Nosso foco,portanto, deve estar sempre voltados às coisas de Cristo Jesus, nosso Senhor, que nos ensinam a viver e a sermos obedientes à Palavra e aos princípios de Deus Pai.

"Por causa do Senhor, sejam obedientes a toda autoridade humana: ao Imperador, que é a mais alta autoridade; e aos governadores, que são escolhidos por ele para castigar os criminosos e elogiar os que fazem o bem".

Um dos princípios que devemos seguir é o de obediência às autoridades. Deus é a principal delas. Logo abaixo dEle, estão os nossos pais. Na família, o pai, a mãe são autoridades constituídas por Deus na vida do filho. Quanto ao relacionamento conjugal, o marido é o cabeça, assim como Cristo é o cabeça da igreja. A mulher, portanto, deve ser submissa em relação ao homem. Ou seja: ela estará, em parceria com o homem, voltada à mesma missão, como uma auxiliadora, um ponto de equilíbrio e harmonia.

"Pois Deus quer que vocês façam o bem para que os ignorantes e tolos não tenham nada que dizer contra vocês. Vivam como pessoas livres. Não usem a liberdade para encobrir o mal, mas vivam como escravos de Deus. Respeitem todas as pessoas, amem os seus irmãos na fé, também é muito temam a Deus e respeitem o Imperador" (1Pedro 2:11‭-‬17).

Nós devemos sempre olhar para a cruz de Cristo para não nos deixar contaminar e nem sermos influenciados pelas paixões que este mundo nos oferece, e de bandeja, a todo instante. Temos de compreender que nós, cristãos, somos exemplos de vida, de conduta para aquele que está ao nosso lado e não conhece Jesus, ainda não é salvo. Logo, precisamos estar muito atentos, não para evitar que sejamos julgados ou fiquemos mal falados por aqueles que desprezam a verdade da cruz, mas para cumprirmos a missão que nos foi designada: a de divulgar o Evangelho às Nações de modo que todos saibam sobre o nosso Deus e Salvador!

A Palavra é viva e muito clara naquilo que anuncia. Todos têm - e terão - acesso a ela. Despreza-la é uma tolice. O livre arbítrio, dado por Deus, nos assegura até isto: o direito de sermos tolos. Isso porque Jesus não quer robôs caminhando com Ele, mas pessoas que decidiram estar com Ele, por entrega, vontade própria, por gratidão e amor.

Respeitamos aqueles que não querem seguir os passos de Cristo. Precisamos alertar, porém, no cumprimento do principal mandamento (o de amar a Deus e ao nosso próximo), que há um único caminho, uma só verdade que é Jesus Cristo, o Senhor!

Que você possa viver e desfrutar dessa realidade!

Comentários