O Espírito Santo é a mais linda Promessa do Pai


"Prezado Teófilo, No primeiro livro que escrevi, contei tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo do seu trabalho até o dia em que ele foi levado para o céu. Antes de ir para o céu, ele deu ordens, pelo poder do Espírito Santo, aos homens que ele havia escolhido como apóstolos. Depois da sua morte, Jesus apareceu a eles de muitas maneiras, durante quarenta dias, provando, sem deixar dúvida nenhuma, que estava vivo".

"Os apóstolos viram Jesus, e ele conversava com eles a respeito do Reino de Deus. Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: — Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu, conforme eu disse a vocês. Pois, de fato, João batizou com água, mas daqui a poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo" (Atos 1:1‭-‬5).

A Bíblia sagrada é o livro das Promessas. Nela, temos um manual completo, as orientações que mais precisamos para uma vida digna, justa, que vá de encontro com a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Como a essência humana é falha e pecadora, por mais didática e explicativa que ela seja, a Bíblia sozinha, não faz milagre. Há muita gente, ainda hoje, que lê a Palavra, mas não a entende, não busca entender e não a pratica também! 

Há muita ignorância! 

Tem quem pense, por exemplo, que o obedecer o que está escrito e caminhar com Jesus é o equivalente ao abandono da felicidade, dos sonhos.

Para responder a essa questão de modo acertiva é necessário identificar quais são, de fato, as suas prioridades.

Se você preferir os prazeres da carne, a busca da santidade será algo extremamente agressiva aos teus olhos. Porém, se o foco estiver direcionado para o cumprir a vontade de Deus, ter um relacionamento verdadeiro, sincero com Ele, ao ponto de ter intimidade, você desfrutará da paz, da alegria e da vida verdadeira.

Para vivermos lado a lado com Deus, precisamos nos esvaziar, jogar tudo o que não presta e nos aproxima do pecado no latão de lixo do esquecimento, para ser novos preenchidos pelo Espírito Santo, nosso Conselheiro e Consolador.

O Espírito Santo habita naquele que confessa Jesus, publicamente, como Deus e Salvador, que crê na ressurreição dEle, se arrepende dos pecados praticados e é batizado nas águas, para uma mudança de vida (metanoia), por intermédio da santificação, que nos purifica, lava de toda maldade, para ficarmos parecidos com Cristo.

O Espírito Santo é uma pessoa, parte essencial da trindade! Uma vez que você demonstrar interesse no caminhar com o Senhor, Ele vai te orientar, ajudar, dizer o que e como fazer ou falar. Você poderá falar com Ele, na certeza que será ouvido. Ele te auxiliará em tudo, inclusive no orar a Deus Pai.

Mas, fique atento: por ser uma pessoa, o Espírito Santo tem ciúmes de nós. Não que Ele queira o nosso mal ou questione as nossas conquistas. Muito pelo contrário! Como foi dito, Ele é o nosso Auxiliador e Conselheiro. O ponto chave em questão é que Ele quer a nossa dedicação e atenção exclusiva, não aceita ser dividido, trocado pelas coisas do mundo.

Ele é a mais linda promessa de Deus para as nossas vidas. E justamente por ser tão importante e significativo, o elo direto com Deus Pai, é que devemos tomar o máximo de cuidado para não entristecê-lo.

A lealdade que devemos ter por Deus Pai, o amor a Jesus, são todos demonstrados pelo Espírito.

Ter o Espírito Santo não é algo do outro mundo. Não se trata de nada ligado a sentimentos.

Trata-se de um presente de Deus, que, por anor, nos abriu uma porta que nunca mais será fechada por Ele.

Que tenhamos sabedoria para usufruir desse bem tão precioso, para o agrado do Pai!

Amém!

Comentários