O nosso interesse não é nada, comparado à vontade de Deus


"Daí em diante, Jesus começou a dizer claramente aos discípulos: — Eu preciso ir para Jerusalém, e ali os líderes judeus, os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei farão com que eu sofra muito. Eu serei morto e, no terceiro dia, serei ressuscitado. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo, dizendo: — Que Deus não permita! Isso nunca vai acontecer com o senhor!"

Antes, sempre que argumentava sobre o fim dos tempos, Jesus usava de parábolas, metáforas para indicar o que iria acontecer. Por mais que as falas dEle fossem explicativas, muitos não o compreendia.

"Jesus virou-se e disse a Pedro: — Saia da minha frente, Satanás! Você é como uma pedra no meu caminho para fazer com que eu tropece, pois está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa".

Note que a incompreensão citada mais acima, não era algo apenas entre os religiosos e os fariseus, mas, também, entre os próprios apóstolos de Cristo, que o acompanhavam de perto e, por isso, eram mais que testemunhas vivas de todos os feitos e milagres dEle.

Pedro, a exemplo de João e Tiago, foi um dos que mais esteve ao lado de Jesus, durante os três anos de ministério. E esse fato não o impediu de ser influenciado por Satanás.

(Podemos visualizar no mesmo capítulo 16 do Evangelho de Mateus, nos versículos de 13 a 20 a afirmação de Pedro sobre Jesus ser o Filho de Deus, que foi comentada da seguinte maneira pelo Senhor: 

"Jesus afirmou: — Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu" (vs 17‭ a 19).

Ou seja: Pedro, como nós, é homem, sujeito ao erro. Da mesma forma que ele, abençoado pelo Espírito Santo, declarou em verdade quem Jesus é, pecou ao repreender o Mestre, que estava focado em cumprir a vontade do Pai. Portanto, fica a dica: "aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair", como está escrito e é orientado em 1Coríntios 10:12!

Jesus veio ao mundo para que o plano perfeito de Deus seja executado sem falhas. E assim Ele o fez, ao morrer na cruz e ressuscitar ao terceiro dia, para nos perdoar dos pecados cometidos, nos garantir a vida eterna e ofertar a salvação.

"E Jesus disse aos discípulos: — Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira?"

Deixei a fala de Jesus em negrito, e não foi à toa!

Há muita gente que pensa que o seguir Jesus é um mar de rosas, onde Ele diz sim para tudo o que mais desejamos e em nada somos exigidos ou cobrados!

Quem crer numa mentira tão deslavada como essa, que acorde, e com urgência!

É verdade que, aquele que segue os passos de Jesus, alcançará muitas bençãos. Porém, até que elas cheguem, temos de renunciar a muitas coisas, há muita luta para enfrentar!

É complicado, pois temos de lidar com todo o tipo de rejeição, indiferença, inclusive daqueles que estão mais próximos de nós. No final, tudo vale a pena, uma vez que somos consolados ao saber que Ele também teve de suportar isso tudo e venceu!

Logo, se Ele venceu, nós também venceremos nEle!

"Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai com os seus anjos e então recompensará cada um de acordo com o que fez. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: estão aqui algumas pessoas que não morrerão antes de verem o Filho do Homem vir como Rei" (Mateus 16:21‭-‬28).

A nossa recompensa, assim como em tudo na vida, poderá ser para o bem ou para o mal, de acordo com o que realizarmos. Portanto, tenha cuidado com as suas escolhas e atitudes!

Jesus abençoe a sua vida!

Comentários