A salvação vem pela graça, mediante a fé em Cristo Jesus


"Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia te preparado para nós" (Efésios 2:8‭-‬10).

Há três elementos nestes dois versículos que são importantes de serem conhecidos mais a fundo. O primeiro deles é a graça, também conhecida por ser um ato de generosidade, de bondade de Deus conosco, seres humanos falhos e pecadores.

Por mais que tentemos encontrar uma qualificação mais apropriada, ela não será encontrada tão facilmente.

Eu, Persio, entendo a graça como um agir inalcançável de Jesus. Algo que não poderemos jamais fazer igual ou sequer passar perto, tamanha a perfeição e a precisão.

Um versículo em que a presença da graça é tão destacada e aprecio muito é o de 2Coríntios 12:9, que transcrevo abaixo.

"Mas ele me respondeu: 'A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco'. Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo".

Ou seja, se a graça dEle é mais evidente quando estamos fracos, a força de nada nos adianta isoladamente, sem a presença de Deus.

O segundo elemento é a salvação. 

Alerta Vermelho: por mais que no versículo em destaque neste texto a salvação seja compreendida como um presente de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus, que não se trata de algo baseado no nosso próprio esforço, para que ninguém se vanglorie e se exalte por isso, convido o nobre leitor a ler o que está escrito em Mateus 24:13 - "Aquele que perseverar até o fim será salvo".

Tradução: você está salvo, pois recebeu um presentão de Deus Pai. Porém, se você quiser desfrutar desse presente na plenitude, terá de seguir na caminhada, passo a passo com Jesus, de modo a se santificar constantemente, para estar cada dia mais parecido com Ele. Quem desistir pelo caminho, correrá o risco de ouvir o que está escrito em Lucas 6:46 "— Por que vocês me chamam 'Senhor, Senhor' e não fazem o que eu digo?".

Para encerrar, falemos do terceiro elemento: a fé.

Ter fé não é simplesmente dizer que acredita em algo ou em alguém.

Você pode dizer, por exemplo, que acredita na existência do lápis. Você o vê, sabe do que é feito e, se quiser, pode comprar um a hora que quiser. Não depende da fé.

Fé é você acreditar em algo que você não vê naquele momento e tem esperança de obter, mesmo sabendo que isso não depende do seu querer, mas do agir de Deus, que provê todas as coisas que realmente precisamos e são importantes.

É como está escrito em Hebreus 11:1 - "A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver".

Dito isto, fecho este texto com a minha oração para que você desfrute ao máximo do presente dado por Deus Pai, de modo a se manter perseverante na caminhada e crente na provisão do Deus invisível, que é vida, perdão, cura e provisão para os nossos dias!

Amém!

Comentários