Seja humilde, assim como Cristo é e nos ensina a ser

 

"Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus. E também são bondosos e misericordiosos uns com os outros. Então peço que me deem a grande satisfação de viverem em harmonia, tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente. Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos". 

"Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos". 

"E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz. Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai" (Filipenses 2:1‭-‬11).

Note, nobre e amado leitor, que o Apóstolo Paulo insiste na questão de não considerarmos os nossos próprios interesses. Isso ocorre tão somente pelo fato de a humildade travar uma luta constante e direta com o nosso "eu", com a carnalidade que nos leva ao pecado do egoísmo.

Perceba: ser humilde vai contra tudo o que o pecado ama e defende. O nosso amor, de todo o coração, deve ser inteiramente voltado para Jesus e não ao que o mundo oferece e Satanás institui como verdade. A verdade dele é mentira pra Deus e, por isso, pecado para todos nós!

Ao amarmos Jesus, amamos a Palavra dEle, a verdade anunciada por Ele e, deste modo, seremos capacitados a amar o nosso próximo e cumprir os dois mandamentos mais importantes das Escrituras, que podemos encontrar em Lucas 10:27 - "[...] 'Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo'".

Alerta Vermelho: amar a si mesmo não é nutrir um desejo desenfreado pela satisfação das próprias vontades e prazeres, mas, justamente no cumprir o primeiro mandamento, de amar a Deus. Quem não depende dEle e se vangloria por si só, está em pecado, não se ama e nem ama Jesus.

Se você quiser realmente compreender o que é ser humilde aos olhos de Cristo, basta olhar para Ele e apreciar em Gálatas 5:22-23 a descrição perfeita do Seu caráter, composto por "amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio".

É este o caminho, a verdade e a vida que devemos seguir e anunciar às Nações.

Para encerrar, o mais extraordinário disso tudo e que apresenta a humildade de Cristo de modo incontestável:

"Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz" (Filipenses 2:6‭-‬8).

Nós, que sempre buscamos modelos e exemplos de referência para obter sucesso e prosperidade, temos de mudar o foco. Ao invés de olharmos para a cruz, olhemos para a cruz!

Comentários