Viva o desafio de conhecer todas as versões da Palavra


"Eu, João, aviso solenemente aos que ouvem as palavras proféticas deste livro: se alguma pessoa acrescentar a elas alguma coisa, Deus acrescentará ao castigo dela as pragas descritas neste livro. E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará dela as bênçãos descritas neste livro, isto é, a sua parte da fruta da árvore da vida e também a sua parte da Cidade Santa. Aquele que dá testemunho de tudo isso diz: — Certamente venho logo! Amém! Vem, Senhor Jesus! E que a graça do Senhor Jesus esteja com todos" (Apocalipse 22:18‭-‬21).

Hoje em dia, com a popularidade da internet e do uso dela em celulares, ter um aplicativo de bíblia é a coisa mais fácil. Eles, em suma, não ocupam muito espaço de memória e nem consomem tanto a bateria, de modo a acabar com qualquer tipo de desculpa.

Exceção feita aos países que vivem um governo ditatorial, casos da China, da Coréia do Norte, em que até o uso do Google é proibido, o conhecimento da verdade e dos ensinamentos de Jesus estão, literalmente, na palma da nossa mão.

O que mais gosto e aprecio desse avanço tecnológico em.prol do Reino de Deus, é que podemos carregar, num único celular, várias versões de Bíblia, incluindo até versões de outros países, como Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Angola.

Das cinco vezes que li a Bíblia toda, duas delas foi no celular, pelo aplicativo da Youversion, que considero muito bom e prático, com inúmeros devocionais temáticos, em que podemos, de fato, nos aprofundar mais numa intimidade com o Senhor!

De 2020 pra 2021, por exemplo, li a Palavra segundo a Nova Versão Internacional (NVI). Já de 2021 pra hoje, li a Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH). A partir de amanhã, vou iniciar a Almeida Revista e Atualizada (ARA), que, segundo o meu Pastor, Marcelo Amorim, é a que mais se aproxima da tradução original.

A ideia do ler as várias versões disponíveis da Palavra de Deus não foi para propor um confronto de pensamentos, até porque, como o Apóstolo João bem definiu nos versículos em destaque, nada pode ser acrescentado ou tirado do cânon.

A iniciativa, confesso, partiu de um propósito meu com Jesus, de encontrar a possibilidade de um vocabulário mais vasto, que possa atrair vários nichos, povos e comunidades.

Tem sido um deleite pra mim.

E posso assegurar, sem.medo de errar, que "até aqui nos ajudou o Senhor"!

Aleluia!

Comentários