O coração é território sagrado, não lugar de engano!


"Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos. Então, não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos. Render-te-ei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos" (Salmos 119:1‭-‬7).

Se há algo que devemos ter um extremo cuidado é com os chamados ditados populares. O motivo para essa atenção é muito simples: de tão usados que são, eles se tornam verdades absolutas e incontestáveis.

Um desses ditos populares é de que "o coração é enganoso". Há, inclusive, crente que o conforme como verdade!

Vamos ao que diz a Palavra do Senhor?

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9).

Aquele que lê o versículo acima isoladamente, além de deixar claro que é um preguiçoso, não compreende o contexto da mensagem deixada pelo próprio Deus!

Veja a sequência: "Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações" (Jeremias 17:10).

Ou seja: você terá em seu coração somente aquilo que você permitir. 

Pode haver, por exemplo, as suas vontades, o seus sentimentos, os seus sonhos, a descrição inteira da sua alma, como pode haver também, os mesmos interesses e propósitos traçados pelo Senhor. 

A avaliação do tudo que há em seu coração, quem realiza é o Senhor!

Essa avaliação, tenha total certeza disso, será muito mais que analítica! 

Ele verá cada uma das suas atitudes e cada um de seus pensamentos, realizará a definição do que presta e o que não, para, depois, verificar a possibilidade de um galardão, pelo fruto que será ou já foi gerado!

E não se engane: se os pensamentos e atitudes forem bons, a recompensa sacudida, transbordante e sem medida virá. Mas, se forem maus, terá de arcar com as consequências!

Entenda: Deus é amor, mas não passa pano, não alivia pra ninguém! 

Ele é Justo!

Portanto, meu nobre e amado leitor, cuidado com as arapucas populares. Não caia nelas!

Na dúvida, siga em obediência ao que diz a Palavra do Senhor em Provérbios 3:1-2 - "Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os

 teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz".

Aleluia!!!

Comentários

Postar um comentário