Seja sal! Assuma o seu papel no Reino de Deus


"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens" (Mateus 5:13).

"Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte nem esterilidade. Ficaram, pois, saudáveis aquelas águas, até ao dia de hoje, segundo a palavra que Eliseu tinha dito" (2Reis 2:21).

"Toda oferta dos teus manjares temperarás com sal; à tua oferta de manjares não deixarás faltar o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas aplicarás sal" (Levítico 2:13).

"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um" (Colossenses 4:6).

Venho, aqui, esclarecer que o sal, ao contrário do que muitos imaginam e supõem, não é usado apenas para temperar a comida que sua mãe e mulher prepara. O significado e a importância do sal vai muito mais além que isso.

Para começar, trago à sua lembrança que sal é o radical do termo salário. E isso não ocorre à toa! Uma das primeiras moedas de troca, que simbolizou o pagamento por um serviço, foi justamente o sal. De certa forma, essa realidade é mantida até os nossos dias, tendo em vista que os dízimos devolvidos à Casa do Tesouro (Igreja), corresponde aos 10% do nosso salário.

Ele também remete à cura, assim como é evidenciado no versículo de 2Reis 2-21, em que o profeta Eliseu faz uso do sal para devolver a pureza à água do rio, que tanto causava doenças e mortes aos habitantes locais.

Outra função importante do sal: ele conserva a carne e a protege da ação de fungos, bactérias e todas as outras coisas que possam causar algum estrago, dano a ela.

No contexto bíblico e teológico, isso quer dizer que o sal nos protege das artimanhas de Satanás e nos blinda de todo tipo de mal, de modo a permitir a caminhada junto a Jesus, resultante da metanóia, também chamada mudança de vida, que nos leva à santificação e nos aproxima do caráter de Cristo, ao ponto de sermos considerados imitadores dEle!

Aleluia!!!

Comentários

Postar um comentário