"Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo" (João 4:39-42).
Coloco-me no lugar dos samaritanos nesta situação tão especial. Imagine, você fazer parte de um povo que era rejeitado pelos judeus, receber o judeu mais importante de todo o mundo, de todo o universo, e ter a oportunidade de pedir que Ele permaneça entre eles, por trata-los com amor e ser o Redentor, o Salvador da humanidade???
Vale lembrar que essa aproximação do povo samaritano com Jesus foi em razão do testemunho de uma mulher samaritana, que já havia se casado por, pelo menos, quatro vezes. A mulher, nessa época, era desprezada. A que se encontrou com Jesus no poço de Jacó, tinha o agravante de ser rejeitada pelas próprias mulheres, dada a sua situação emocional e relacional.
O fato em si, ao qual devemos nos apegar aqui, é o seguinte: Jesus usa justamente aqueles que são desprezados, que as pessoas pouco confiam e dão crédito, para divulgar o Reino dos céus e ser tratado com relevância nele e por Ele! Trata-se, aqui, da verdade anunciada em Mateus 23:12 e Lucas 14:11 - "Quem se exalta será humilhado; e quem se humilhar será exaltado".
Tanto a mulher, quanto aqueles que pediram para Jesus permanecer com eles na Samaria, se humilharam diante do Senhor, do Todo Poderoso, do Leão da Tribo de Judá!
E Ele permaneceu!
Não para se fazer passar por generoso, alguém bondoso!
Todos sabem que Deus é bom e generoso!
Jesus aceitou ficar, pelo quebrantar de coração, pela busca mais que declarada da presença dEle; por amor àquele povo sedento pela verdade e vida que somente Ele é capaz de trazer e proporcionar!
Está escrito em Mateus 11:29 que Jesus é "manso e humilde de coração", portanto, não há qualquer arrogância, prepotência ou soberba nEle!
É neste exemplo, que ficou nítido e evidente aos samaritanos, que devemos nos espelhar e transmitir ao mundo, para cumprir com o "ide" do Senhor, citado em Mateus 28:19-20 - "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século".
Jesus o abençoe, hoje e sempre!
Amém!
Amém.
ResponderExcluir