"Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" (João 14:25-26).
Sempre que buscamos informações sobre o que é ou quem é o Espírito Santo, logo aparecem imagens de pomba brilhando, como numa representação de um ser iluminado. A novidade, no entanto, é que o Espírito Santo não é uma pomba. Muitos fazem essa relação devido ao batismo de Cristo Jesus, em que o Espírito Santo aparece representado em forma de pomba. Mas Ele não é uma pomba.
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. Ele é Deus, assim como é Deus Pai, o Todo Poderoso, e Jesus, Deus Filho.
O Espírito Santo, como já está óbvio, é um Espírito.
Ele é a testemunha viva da vinda e da existência de Jesus. É o Espírito Santo que nos faz lembrar e aperfeiçoa os ensinamentos de Cristo.
O Espírito Santo habita em nós. Para que Ele tenha 100% do espaço em nós, precisamos nos esvaziar, nos lavar, nos santificar.
A santificação, o se esvaziar é algo bem simples, mas, em alguns casos, difícil de realizar: é matar o nosso "eu", as nossas vontades, as práticas mundanas, que nos escravizam e tornam reféns de Satanás.
Sabe como podemos lutar, nos previnir dessas amarrações? Simples! Lendo a Bíblia, orando e jejuando. Estas são as chamadas leis espirituais, que precisamos realizar, caso tenhamos o real desejo de investir, manter e fortalecer o nosso relacionamento com Cristo Jesus, ao ponto de ter intimidade com Ele.
O Espírito Santo é, por todas estas coisas, o nosso melhor e fiel amigo. E como tal, Ele se importa conosco, tem ciúmes de nós! Ele nos quer em período integral. Assim devemos ser com Ele: Dedicados, compromissados! Devemos adorar Ele!
Sem o Espírito Santo não temos a chance de intimidade com Cristo e não chegamos ao Pai. É Ele quem nos abre as portas para a construção de um relacionamento com o Todo Poderoso!
O Espírito Santo está conosco durante as 24 horas do dia. Ele nos protege, cuida e ama. Devemos retribuir essa atenção e dedicação cotidianamente, sem descanso. Ele é o nosso Conselheiro, Consolador e Auxiliador.
Que tenhamos sempre sabedoria para não entristecer o Espírito Santo. Que possamos sempre ser motivo de alegria para Ele, assim como Ele é para nós!
Leia a Bíblia, faça oração e jejum.
Estabeleça esse elo de ligação direta com Ele.
Não se iluda com os prazeres do mundo.
O que aqui temos, nada levamos.
O Espírito Santo, ao contrário, estará conosco sempre, ao longo da eternidade, com Jesus e Deus Pai!
Amém!
Amém.
ResponderExcluir