"O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido. “O que acham vocês? Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu? E, se conseguir encontrá-la, garanto que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com as noventa e nove que não se perderam. Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca" (Mateus 18:11-14).
A ovelha perdida, nós sabemos quem é: trata-se daquela que, por alguma mágoa, frustração ou decepção, se afastou do caminho do Senhor e, por isso, precisa ser resgatada, para retomar a caminhada rumo à cruz de Cristo, que nos leva à salvação, ao perdão dos nossos pecados, que nos reaproxima do Pai, além de garantir a eternidade com Ele.
Mas, o que dizer das 99 ovelhas que "não se perderam"? Você, nobre e amado leitor, saberia dizer quem elas são em verdade?
A Palavra do Senhor revela em Romanos 3:10 que "Como está escrito: 'Não há nenhum justo, nem um sequer'". Esta certeza, praticamente, elimina toda e qualquer chance de sondagem a nomes como os de Daniel, Enoque e Elias, que não têm algum pecado atribuído nas Escrituras sagradas.
Entretanto, ainda na carta aos Romanos, no capítulo 5, dos versículos de 8 a 9, o Apóstolo Paulo declara que "[...] Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus".
E mais: no Evangelho de Mateus, no capítulo 24, nos versos 12 e 13 é feito um alerta sobre um aumento da maldade, mediante à apostasia, e da necessidade de perseveramos no Senhor: "Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo".
Como podemos verificar nos versículos em destaque mais acima, o "não se perder" está diretamente relacionado à questão da salvação. Deste modo, podemos supor ou concluir que as 99 ovelhas citadas pelo próprio Cristo são aquelas que já estão salvas e foram persistentes até o fim.
O que você diz a respeito?
Concorda?
Jesus abençoe a sua vida!
Refletindo e sendo renovada.
ResponderExcluirAmém. Muito a se pensar...
ResponderExcluir