Não abandone o Senhor! Confie e tenha fé nEle!

 ‭Jeremias‬ ‭17:5‭-‬10‬ ‭NTLH‬‬

"[5] O Senhor Deus diz: “Eu amaldiçoarei aquele que se afasta de mim, que confia nos outros, que confia na força de fracos seres humanos. [6] Ele é como uma planta do deserto que cresce na terra seca, no chão salgado, onde não cresce mais nada. Nada de bom acontece com ele. 

[7] “Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor. [8] Ele é como a árvore plantada perto da água, que espalha as suas raízes até o ribeirão. Quando vem o calor, ela não tem medo, pois as suas folhas ficam sempre verdes. Quando não chove, ela não se preocupa; continua dando frutas. 

[9] “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado. [10] Eu, o Senhor, examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato cada pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz".

O Senhor faz uma breve comparação nos versos de 5 a 6 do capítulo 17 do livro de Jeremias daquele que se afasta dos caminhos dEle à uma sarça, uma planta sem perspectiva de frutos, seca e fraca, por não ter uma raiz, algo que a mantenha viva por um período mais alongado.

Dos versos 7 a 8, é feita uma alusão daquele que é fiel à vontade e aos propósitos do Todo Poderoso, que tem fé e crê nEle. A comparação da vez faz lembrar a videira verdadeira, em que somos os ramos sustentados por Jesus e cuidados pelo Agricultor, que rega a árvore e realiza a poda quando necessário!

É realizado, também, um questionamento sobre o coração humano, que é apresentado como enganoso e doente, de modo a chamar nossa atenção para a existência do pecado, que precisa ser eliminado. Para encerrar, o Pai nos deixa bem claro: Ele avaliará a nossa postura. Quem o obedecer, será frutífero. Quem o desprezar, será cortado e lançado no fogo.

Pai querido e soberano Deus, graças te dou por ter a tua companhia em todos os momentos da minha vida, sejam eles bons ou maus. Quero te honrar em cada atitude minha. Que o Senhor me capacite, ensine e me guie para que eu ande sempre alinhado aos teus propósitos e possa cumprir fielmente os teus mandamentos! Obrigado, Pai, por tanto me amar e querer bem! Quero, com a tua orientação, retribuir cada um dos teus atos generosos em minha vida! Em nome de Jesus, eu oro e te agradeço por tudo! Amém!

Comentários

Postar um comentário