Marcos 4:26-29 NVI
[26] Ele prosseguiu dizendo: “O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. [27] Noite e dia, estando ele dormindo ou acordado, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. [28] A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. [29] Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a colheita”.
Sempre que ouço ou leio algo referente a sementes, plantações, colheitas, lembro imediatamente da passagem sobre a videira verdadeira (João 15:1-17), na qual o Pai é o grande Agricultor, Jesus, a raiz e o caule, enquanto que nós somos os ramos que frutificam.
Podemos dizer com isso que o Reino de Deus é o fruto do desenvolvimento de um longo e cuidadoso processo no qual tudo é feito com perfeição e concluído no kairós de Deus, que difere do nosso tempo!
Sobre a parábola de Jesus, esclarecemos: Quem lança a semente (que é a Palavra) é Jesus e os seus seguidores. A terra, indica o ambiente no qual a semente foi lançada.
Se a semente estiver à beira do caminho, logo Satanás vem e rouba; se estiver em um terreno pedregoso, é abandonada ao menor sinal de perseguição; se estiver em um solo de espinhosos, é sufocada pelas preocupações, pelas riquezas e enganos do mundo. Agora, se ela é lançada em boa terra, resulta em uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um - Leia Marcos 4:10-20.
Feito o esclarecimento, fica a dica e proposta de reflexão: o Reino de Deus não possui um limite para integrantes. Ou seja: tem lugar pra todos, sem qualquer exceção!
O lançar a semente em boa terra, significa que aquele que recebe a Palavra está disposto a compreender o que é ensinado, de modo a obedecer e colocar em prática, sem qualquer questionamento ou relutância!
Nós não estamos aqui para questionar Jesus, mas para contribuir com o plano perfeito traçado pelo Pai, que nos livrou de toda e qualquer condenação por nos amar.
E mais: não se veja, por isso, como a empada mais preciosa do pacote. Se você não se sujeitar, não se interessar, o Pai põe outro no seu lugar! Simples assim!
Vamos orar?
Pai querido e soberano Deus, graças te dou por fazer parte do teu plano perfeito e poder contribuir para que outras almas sejam contempladas pelo teu ensino, que nos proporciona vida, paz e alegria! Que a minha participação neste importante processo permaneça por muito mais tempo e de modo evolutivo, para que o teu Evangelho seja anunciado a muitos outros povos e nações! Que o Senhor me edifique, capacite e transforme para o cumprir da tua vontade que é soberana! Pai, obrigado por tanto nos amar e não permitir que sejamos consumidos e destruídos pelos pecados que praticamos! Queremos e precisamos da tua Palavra para sermos salvos e desfrutar da eternidade ao teu lado! Obrigado por nos priorizar, Pai querido! Eu oro e agradeço, no nome de Jesus! Amém!
Amém.
ResponderExcluir