2Coríntios 7:9-12 NVI
[9] Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza de vocês os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. [10] A tristeza segundo Deus produz arrependimento para salvação, não remorso; a tristeza do mundo, porém, produz morte.
[11] Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desejo de provar a inocência, que indignação, que temor, que saudade, que zelo, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo, vocês se mostraram inocentes a esse respeito. [12] Assim, se escrevi, não foi por causa daquele que cometeu injustiça, tampouco por causa daquele que foi injustiçado, mas para que diante de Deus vocês pudessem ver por vocês mesmos como são dedicados em relação a nós.
Este trecho da carta de Paulo aos coríntios é, no meu modesto entendimento, uma transcrição da metanóia, a chamada mudança de vida, para aquele que deseja, em verdade, seguir os passos de Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador, e, com o tempo, nos santificar, para nos reaproximar do Pai sem qualquer mácula, sem qualquer coisa que possa desagradar ao Todo Poderoso!
Não há como falar em metanóia sem, antes, citar o arrependimento! É ele, afinal, que caracteriza o nosso interesse e a nossa disposição de seguir Jesus!
Arrependimento, apenas para relembrar, não é chorar, dizer que não fará mais, mas, sim, abandonar uma prática que não é agradável aos olhos do Pai e, por isso, deve ser descartada o quanto antes.
É nesse momento em que realizamos uma verdadeira limpeza interna, um detox, no qual tudo o que não tem serventia, que nos causa mal e nos afasta do Pai é lançado fora, no latão de lixo do esquecimento, para nunca mais ser acessado por nós!
Entenda: nós não estamos aqui por nós mesmos, pela satisfação dos nossos interesses, mas para fazer a vontade do Pai, que é boa, agradável e perfeita!
Para saber qual a vontade dEle é muito fácil: basta ler e meditar na Palavra, orar e jejuar!
Por falar nisso, vamos orar?
Pai querido e soberano Deus, oro, no nome de Jesus, para que nós possamos, a partir de um arrependimento genuíno e verdadeiro, nos santificar e purificar, de modo a vivermos a metanóia e realizarmos um detox, para eliminar tudo o que é descartável e inútil, tudo o que te desagrada e, assim, nos limpar de vez, para, então, desfrutarmos da tua presença, aprender com teus ensinamentos e exemplos e os colocar em prática, para a tua honra e glória! Que o Senhor perdoe os nossos pecados, nos restaure e edifique, segundo a tua graça, com misericórdia e compaixão! Pai, obrigado por nos amar e defender tanto! É pela tua bondade que temos acesso a tudo o que faz parte do teu Reino! Que o Senhor nos capacite para sempre estarmos em comunhão contigo, em total obediência, com total dependência de ti e do teu santo agir! No nome de Jesus, eu te agradeço! Amém!
Amém
ResponderExcluir